Para os boys!

Por Alex Costa

Como conservar bem suas roupas de inverno (agora que ele acabou) Parte I

O principal e importantíssimo de tudo é para que durem até o outro inverno, todas as roupas deverão ser lavadas antes de serem guardadas. Fungos, traças, ácaros, bolores, pó, são seus inimigos “fatais”. Resquícios de transpiração, suor e gordura detonarão suas peças.

Todo cuidado é pouco, ainda mais com aquela roupa que você tanto adora e que pode ter custado bem caro.

Sacos plásticos? Esqueça-os, eles retêm a umidade, o que pode muito bem amarelar as fibras.

Dessa forma, suas roupas mofarão e ficarão com um cheiro insuportável. Prefira os úteis sacos de TNT (tecido-não-tecido), que lembra papel, e que são encontrados em lojas de produtos têxteis e de artesanato.

Roupas de couro

Nunca as coloque no sol, que além de queimar, desbota e resseca. Acabou de chegar do rolê com uma roupa de couro? Não coloque-a direto no guarda-roupa! Deixe-a arejando num lugar à sombra de um dia pro outro. Limpe-a bem com um pano umidecido com silicone líquido, que também a hidrata. Recomendo lavagem a seco. Funciona, é prático e a roupa, merece esse carinho.

Não tive todo esse cuidado na primeira peça de couro que eu mesmo comprei, uma jaqueta linda de motoqueiro, na metade dos anos 90. Lembram-se do episódio do pica-pau, do indio que fingia ser de madeira? Pois é, a jaqueta fez igualzinho. Jaquetas e casacões devem ser Penduradas num cabide largo, a fim de evitar deformações.

Sempre que der, tire-as do armério e deixe-as tomando ar. Elas agradecem.

Roupas de lã

São roupas que merecem muita atenção. Demais. Malhas de cashmere desfiam e deformam fácil, fácil. Não as pendure no cabide. Use os sacos de TNT, sempre. Sujeira se impregna, você acaba não vendo e a roupa ficará manchada pra sempre..

Observe com atenção as etiquetas. Siga rigorosamente as instruções de lavagem, que sempre estará indicando o não-uso de sabão em pó que simplesmente detona e endurece a lã.

Lavagem à mão e detergente neutro. Sempre. Nunca torça, deixe-as secando na horizontal ou pela metade no varal (evitando deformações, outra vez).

 

Até a próxima semana!

Anúncios
Esse post foi publicado em Dicas diversas, Para os boys!. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s